Cha(le)nges!


Etiquetas: , 2 comentários

Estou neste momento sentado na secretária do meu quarto. Correcção, do meu NOVO quarto.
Mudei de casa, abandonei a Estefânia e a comida de microondas e cheguei à Serafina. Sinto toda uma miríade de emoções a passarem pela minha alma, deixado vestígios tão pequenos que nem as consigo identificar. Mas sei que o resultado final dessa misturada de restos é positivo, pois nunca me senti tão meu como nesta última semana! Não faço um update recente há quase 20 dias, pelo que vou escrever à bruta e à francesa neste post. Bear with me!

As Mudanças
Sem carro até ao domingo passado, eu e o Daniel fizémos várias viagens para transportar as coisas dele até à casa nova: livros, roupa, electrónica e tudo o mais. E a própria casa onde aterrámos estava assim um pouquito desarrumada, mas entre nós os três (eu, ele e a Sara) vamos transformar esta casa numa mansão! Aos poucos e poucos lá vamos arrumando esta divisão, mudando a disposição da outra, metendo este tapete e aquele cortinado, ora cozinhando, ora comendo restos...
No domingo passado, os meus pais cá vieram ajudar nas mudanças, para levar todas as minhas coisas (cinco malas/sacos e duas mochilas), porque isto de andar com bagagem no autocarro não dá muito jeito... fomos depois às compras abastecer, com o Daniel e a mãe dele, e sentimos que somos capazes de dar conta do assunto. A cesta da roupa suja dificilmente está cheia, a cozinha raramente está por limpar e arrumar, só nos falta arrumar definitivamente a sala de estar e ficamos com um sítio perfeito! Ou bem, quase perfeito, não fosse esta chuva anormal que parece assolar Portugal há quase três semanas! Ora chove, ora faz sol, ora chove e faz sol, ora faz sol e chove, ora chovem sóis, ora fazem chuvas, ora há um Funchal inundado, ora o João pisa poças de água descomunalmente fundas com os seus Converse All Star pretos...
É claro, esta mudança não foi só de ares, foi também de alimentação e lifestyle: com uma secretária decente uma pessoa até tem gosto em estudar; com uma cozinha plenamente funcional uma refeição está apenas a 90 minutos de distância e trabalho; com adultos ausentes até se sente mais liberdade, confiança e independência. I'm loving it so far e espero que isso não mude!

OMG, Gramática do Português até é fácil de perceber!
Outra coisa que também se tornou difícil com esta coisa das mudanças e de não ter secretária foi ter um horário de estudo regular. Agora posso concentrar-me no que realmente vim fazer para Lisboa, que foi estudar. Mesmo a sério! Agora até a Fonética parece canja de peixe! E sinto-me com mais vontade de me empenhar na Faculdade: por exemplo, estou a ler o "Alice's Adventures in Wonderland" só porque temos falado dele em Inglês! Alguma vez me passaria pela cabeça ler Lewis Carroll por desporto? E eu que pensava que o livro era algo super-infantil, mas afinal tem toda uma vertente adulta que é emocionante explorar e decantar a partir daqueles textos!
Estou excitadíssimo por começar a ter aulas "a sério" de Prática da Tradução Literária ING-PT, porque a professora já nos informou que vamos traduzir excertos de Tolkien e talvez Oscar Wilde! Oh, o orgasmo...
E em relação a Espanhol, continua aquele sentimento "meh" que já sentia o semestre passado. É giro e tudo, mas não é exactamente a minha língua preferida. Preferia mil vezes ter mandarim ou japonês em vez de espanhol, mas estou mesmo a ver que tenho que gastar créditos livres para estudar línguas asiáticas. Ao menos não estou sozinho, porque tenho...

Amigos.
Ladies and gentlemen, Sir Efigénia tem uma vida social! É uma das mudanças mais significativas a que tenho assistido nos últimos meses: não me posso queixar dos amigos que tenho, DE TODO! Todos nós somos parecidos uns aos outros, na medida em que apenas queremos o nosso bem-estar e o de quem nos rodeia. Já não noto aquelas falsidades de "Sou teu amigo porque preciso de alguém com quem desabafar, mas não tenho pachorra para desabafares comigo", uma situação da qual eu me sentia alvo mais vezes do que aquelas que desejaria... Sei que tenho amigos e que não estou sozinho, e se calhar é por isso que sinto este calorzinho cá dentro e que aquece mais do que um cálice de Beirão. São os meus companheiros, os meus ajudantes, os meus colegas de aula e de risota, os indivíduos com quem partilho bules de chá quentinho, pastéis de Belém ou copos fumegantes de bebidas Starbucks. São eles:
- Daniel Nascimento
- Hélia Paulo
- Xana Maria
- Ricky Gama
- Sandro Canossa
- Liliana Marta
- Sara Hu
- Cláudia Frederico
- Sara Silva
- Dora Sousa
E não é só o pessoal de Lisboa... tenho tantas saudades de quem deixei em Olhão... Magda, André, Nuno, Micaela, Cátia, Jéssica, Cláudia, Rui... dava o mundo e cinco tostões para que criassem teletransportadores, porque assim passava a vida convosco...

E é isto. Isto é o meu mundo agora: estudo, casa e amigos. Há mudanças e desafios, mas acho que todo o ser humano é camaleão, aranha e canguru: primeiro porque é capaz de se integrar em qualquer sítio desde que seja forte e se esforce, segundo porque é capaz de construir uma vida um fio de cada vez, e terceiro porque a melhor maneira de ultrapassar obstáculos é passar-lhes por cima.

PS. Ally, best of lucks and loads of strenght!

2 Response to "Cha(le)nges!"

  1. Enquanto falo contigo no msn dignei-me a ler a tua nova entrada...
    Vieram-me as lágrimas aos olhos.
    É bom ter amigos que nos dão tanta força.
    "You just let it out with 4 perfectly strangers" foi o que o Ricardo me disse ontem no electrico de volta ao Terreiro do Paço...
    E é verdade, vocês ontem viram-me como ninguém, ou quase ninguém me viu antes. A bater no fundo. A vida dá tantas voltas mas em pouco tempo sinto um pouco do que tu sentes e sinto também que é recíproco.

    Obrigada por tudo especialmente pelas palavras carinhosas <3

    Não somos estranhos. nós os 4 criamos uma ligaçao. Somos amigos no vdd sentido da palavra. Não há que ter medo de fazer nada nem dizer nada!

    Efigenia a tua casa n é perfeita!! Chove dentro dos armários!! xD E repito para ti o k disse a xaninha. Não somos estranhos. Não á que ter medo.

Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft